Seu Navegador não tem suporte a esse JavaScript!
 
  • José Francisco Matasso Ferdinando - PDT
  • Vereadores
    17ª LEGISLATURA 2017 - 2020
    Presidente Atual
    José Francisco Matasso Ferdinando
Câmara concede homenagem póstuma a desparecido na Ditadura Militar
Webline Sistemas

A Câmara Municipal de Cravinhos concedeu, na última terça-feira (7), homenagem póstuma ao cravinhense Issami Nakamura Okano, guerrilheiro integrante da Aliança Nacional Libertadora (ALN) e desaparecido durante a ditadura militar brasileira. A honraria, proposta pelo vereador Edson Macario Gomes (Curumim), foi aprovada por unanimidade pelos vereadores da 17ª Legislatura.

O irmão de Issami, Elydio Okano, e a cunhada do desaparecido, Maria Salete, representaram a família e receberam a placa de condecoração. “Agradecemos a homenagem a meu irmão, que foi um dos muitos a lutarem por um país melhor. Seguimos, até hoje, em uma busca constante para saber o porquê da tortura e morte dele, assim como as famílias de tantos brasileiros desaparecidos nos anos da ditadura militar brasileira”, afirmou Elydio Okano.


O caso de Issami Nakamura Okano é um dos investigados pela Comissão Nacional da Verdade, que apura mortes e desaparecimentos ocorridos na ditadura militar. Nascido em Cravinhos, Issami morava em São Paulo e
cursava Química na USP quando começou a participar do Movimento Estudantil.


Após a decretação do AI-5, Issami foi preso pela primeira vez, em setembro/outubro de 1969, sendo torturado e indiciado em inquéritos sobre a ALN, da qual era militante, e também da VAR Palmares, por manter relações pessoais e políticas com alguns de seus integrantes.

 

Foi condenado, em 1971, a dois anos de reclusão pela Auditoria de Guerra da 2ª CJM de São Paulo. Cumpriu a pena em São Paulo e foi solto do Presídio Tiradentes em outubro de 1972. Foi novamente preso em 14/05/1974, por agentes do DOI-CODI/SP, em sua casa, e a partir de então desapareceu. Ele está na lista de mortos e desaparecidos na Casa da Morte, em Petrópolis.

 

 

 

 

Data: 09-08-2018 00:00:00
Próxima Sessão

19ª SESSÃO ORDINÁRIA

Plenário Dr. Luiz Antonio da Silva Filho

04.12.2018

20 horas